SAIBA COMO ABRIR UMA EMPRESA COM O NOSSO PASSO-A-PASSO.
1º. Passo:
Agende uma reunião com um de nossos contadores (WG Contabilidade), capacitado para lhe ajudar e sanar dúvidas oriundas a esta nova etapa de sua vida. Antes de estar presente nesta reunião, prepare-se, liste suas dúvidas e leve todas elas para discutir com nossos profissionais.
2º. Passo:
Junto a este profissional e já munido de algumas informações relevantes a sua atividade, defina qual o melhor tipo de empresa você terá:
- EMPRESÁRIO INDIVIDUAL;
- SOCIEDADES LTDA;
- EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA – EIRELI;
Obs: No caso da Sociedade (especialmente) entre duas ou mais pessoas, deve-se atentar as cláusulas contratuais que definam as responsabilidades de cada sócio, sua participação na sociedade e em eventual dissolução por qualquer motivo (inclusive falecimento) como se dará a continuidade da sociedade, o assunto é chato mais essencial para a manutenção da empresa em casos extremos.
3º. Passo:
Defina o tipo de tributação que você terá, claro que nos da WG Contabilidade iremos lhe esclarecer qual a menor carga tributária você terá, sempre com base em seu Plano de Negócios.
- SIMPLES NACIONAL;
- LUCRO PRESUMIDO;
- LUCRO REAL;
Obs: Por mais que no primeiro momento você opte em ser Simples Nacional, procure um escritório como o nosso, que trabalhe com empresas tributadas nos diversos tipo de tributação, pois se sua intenção é crescer e um dia sua empresa precisar sair do Simples Nacional, você não precisará mudar de escritório.
4º. Passo;
Ciente da sua atividade, o tipo de constituição da empresa e sua tributação, super importante atentar as licenças para que sua empresa não seja autuada com infrações pelos órgãos competentes, ou seja, tenha em seu planejamento e tenha todo o suporte do WG Contabilidade para deixarmos regular seu estabelecimento no quesito alvará de funcionamento, licença do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e demais órgãos.
Fica como dica:
Quando tiver a vontade de abrir um negócio, seja uma aventura, uma ideia boa ou uma franquia ou até algo que já faça na informalidade monte um planejamento. Ele é essencial para que as coisas andam em conformidade em vários aspectos tais como: a) viabilidade do negócio (como negócio e como local desejado, se pode abrir este tipo de empresa ou não) b) qual a influencia do capital social e analise no IRPF para justificar o investimento, c) conhecer bem os custos, d) separar receitas e despesas pessoais dos da empresa.
Para ter mais agilidade traga para nós os seguintes documentos:
- Duas cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
- Duas cópias simples do comprovante de endereço dos sócios;
- Uma cópia simples da certidão de casamento (se casado);
- Uma cópia simples do espelho do IPTU da empresa;
- Uma cópia simples de um comprovante de endereço da empresa;
E as seguintes informações:
- Nome empresarial;
- Nome fantasia;
- Atividade detalhada;
- CNAE (código nacional de atividade econômica);
- Capital Social;
- Pró-Labore dos sócios;
- Distribuição do capital entre os sócios;
- Administração;
Por Fabrício Grippe