Valuation não é algo tão complicado como muitos imaginam. Apesar de ser um assunto bastante técnico, é possível entender de forma fácil os pontos mais importantes desse método e como funciona o seu cálculo.
Então, se você é empreendedor, investidor ou se interessa por negócios em geral, vale a pena conferir este conteúdo!
O que é valuation?
Valuation ou “avaliação de empresas” é uma técnica utilizada para encontrar o valor de uma empresa, ação, imóvel ou qualquer outro ativo. Esse termo também é associado à ideia de preço justo. No entanto, precisamos entender que valor é algo muito subjetivo. Ou seja, o que é muito valioso pra você pode não ser para outra pessoa.
Então, para fazer a avaliação de um bem, é preciso contar com cálculos matemáticos, avaliar indicadores e outros recursos para determinar o seu preço de mercado.
Quando ele é indicado?
O Valuation é aplicável em vários negócios e, geralmente, é utilizado por empresas ou investidores nas seguintes situações:
- Quando estão abrindo capital;
- Passando por mudanças de sócios;
- Colocando à venda parte do seu negócio;
- Ou avaliando a sua performance financeira.
Conheça os principais tipos de valuation:
Fluxo de Caixa Descontado
Nesse tipo de avaliação, o principal recurso é o Fluxo de Caixa Descontado, ou seja, a sua capacidade de gerar dinheiro no futuro.
Múltiplos de Mercado
É uma avaliação por comparação entre empresas do mesmo setor, por meio de alguns indicadores como, Preço/Lucro, EV/Ebitda e Dividend Yield.
Vale destacar, porém, que não é possível aplicar o método de múltiplos de mercado em todas as empresas/investimentos, já que eles precisam ter o mesmo modelo de negócio e atuarem no mesmo setor.
Valuation Contábil
Como o próprio nome indica, esse método tem como base os dados contábeis de uma empresa, mais especificamente o seu patrimônio líquido.
Valuation Pré-Investimento
Aqui, o foco está no valor antes de qualquer investimento de terceiros. Por exemplo: imagine que uma empresa aberta recentemente vale R$ 800 mil e que depois de um ano recebeu um investimento externo de 1 milhão de reais.
Nesse caso, o Valuation pré-investimento considera apenas a quantia inicial de R$ 800 mil.
Valuation Pós-Investimento
Diferentemente do anterior, esse método considera o resultado depois de um investimento, ou seja, o valor original mais a injeção de capital.
Passo a passo: aprenda como calcular valuation
Vimos que existem várias formas de calcular o Valuation de um negócio. E para simplificar o entendimento, veja esse exemplo de como usar o método de avaliação por múltiplos, que nesse caso será o Preço/Lucro:
- Determine o valor de mercado da empresa: preço de uma ação multiplicado pela quantidade de ações no mercado;
- Pesquise o último lucro líquido anual da empresa;
- Por fim, para encontrar o múltiplo Preço/Lucro, divida o preço de mercado da ação pelo lucro encontrado.
Esse resultado indica o tempo necessário para recuperar o investimento nas ações de uma empresa. Nesse sentido, o investidor compara os resultados com outras do mesmo setor para avaliar qual é a opção mais vantajosa.
Atenção: é importante avaliar também a capacidade de geração de lucro no futuro. Não é seguro considerar apenas o resultado do último ano, mas a estimativa de crescimento nos anos seguintes.
Por que é importante fazer o valuation das empresas?
O Valuation é um método para encontrar o valor mais real possível de um negócio. Essa informação é útil para negociar uma participação societária, captar investimentos, entre outras situações em que o “preço justo” precisa ser considerado.
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