Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial – CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606

Planejamento estratégico para empresas pós-pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Planejar é preciso!

E nesse momento atual, é extremamente essencial para a saúde de uma Empresa.

A alma de uma empresa deve ser o seu planejamento.

É ele que indica o rumo e engaja as pessoas envolvidas em um fim comum, tornando o previsto em realidade. O planejamento estratégico refere-se a um conjunto de métodos que, empregado nas empresas defini e estabelece metas e objetivos, o empenho nas ações mais assertivas, a mobilização de recursos nos lugares corretos e as tomada de decisões imediatas, visando o sucesso em curto, médio e longo prazo mesmo neste período incerto, pós pandemia do Covid.

Empresas e empreendedores brasileiros derrapam justamente na fase de criar ou rever o planejamento estratégico. É justamente a falta de planejamento ou o planejamento mal executado que leva muitas empresas a fecharem as portas em pouco tempo de atuação no mercado.

Com a fase pós-pandemia de corona-vírus, para a reestruturação de suas atividades normais ou ainda com os maiores ganhos e resultados, será preciso refletir sobre os caminhos e opções do seu negócio. Isso pode ser feito desde já e podemos te ajudar!

O que é  planejamento estratégico?

Planejar consiste em decidir antecipadamente o que deve ser feito. Toda empresa planeja em alguma intensidade. O que conta é a clareza, o alinhamento com a sua realidade e sua visão de futuro.

É muito comum as empresas de economias mais estáveis fazer planejamentos de curto, médio e principalmente longo prazo, considerando 20 a 30 anos adiante. No Brasil, como o cenário é historicamente instável, é difícil para as empresas estabelecer metas por muito tempo. No entanto, é necessário, bem como é necessária a adaptação sem perder o foco de vista.

A gestão de empresas considera três diferentes elementos: Planejamento, Execução e o Controle. Se o planejamento é inadequado, o controle é inócuo. Se o planejamento é adequado, mas a execução falha, o controle terá uma função importante, que é justamente apontar o erro, mas se o planejamento for bem feito, a execução cumprir seu papel o controle irá mostrar o resultado esperado, e é muito importante ter este controle para saber e medir os resultados.

O papel do contador

O ponto de partida é o planejamento estratégico, sendo este um mapeamento ambiental e avaliação das forças e limitações da organização. Para este mapeamento, será preciso recorrer aos dados e informações que a sua empresa possui.

Este tipo de planejamento envolve toda a organização, é direcionado principalmente ao longo prazo, tem foco no futuro e destino e se caracteriza pela ação global e molar. Além disso, é essencial para a melhor tomada de decisão.

O contador é essencial para estabelecer um planejamento estratégico pautado em números reais e na busca das melhores oportunidades. O planejamento estratégico tem vantagens que vai além da lucratividade e tomada de decisão. Ele permite a maior transparência, a definição clara de responsabilidades, a toma de decisões antecipadas, otimiza a análise de processos, oferece maior entendimento sobre o negócio e autoanálise, entre outros benefícios.

Como ter mais resultados com um planejamento estratégico assertivo?

Veja como ter mais resultados com o seu planejamento estratégico:

Defina o objetivo da sua empresa. O ponto de partida pode ser a definição de propósito e de missão, visão e valores da empresa. É algo que precisa ser claro, praticável e bastante alinhado com o futuro.

  • Realize um diagnóstico profundo do mercado e do seu segmento, considerando amaças e oportunidades.
  • Faça uma análise do seu negócio, considerando os números de anos anteriores e expectativas, bem seus pontos fortes e fracos.
  • Defina as estratégicas que serão usadas por todos da empresa para o atingimento de metas.
  • Como não há planejamento sem ação, construa um plano de ação consistente e realista, com detalhes.
  • Tenha ferramentas de planejamento, implementação e controle para poder monitorar seus resultados de perto. Há softwares específicos para esta tarefa, bem como você pode usar planilhas para isso. Use a tecnologia ao seu favor!
  • Busque considerar ações concretas que impulsione o seu negócio mesmo em um cenário pós-pandêmico. Na crise há muitas oportunidades disponíveis e possibilidades de crescimento.
  • Tenha uma consultoria contábil à sua disposição para incrementar ainda mais o seu planejamento estratégico.
  • Não se esqueça também de realizar o plano tático e operacional.

O que achou das dicas sobre planejamento estratégico? Deixe um comentário e compartilhe nossos conteúdos em suas redes sociais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Preencha seu e-mail abaixo, faça parte da nossa lista VIP e receba em primeira mão nossas novidades!

Compartilhe o post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fundado em 1976 o escritório iniciou suas atividades com o esforço e o trabalho sério de seu fundador, juntamente com os colaboradores da época.

Durante todo este tempo o trabalho foi voltado para o bom atendimento e relacionamento com os clientes.

NEWSLETTER

Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta Das 8h às 17h

® Todos os Direitos Reservados - 2018