Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial – CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606

Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Se você é um empreendedor antenado às novas tendências digitais, provavelmente está interessado em conhecer quais são as vantagens do Pix para empresas. 

Afinal, com um modelo intuitivo e de fácil acesso, o pagamento instantâneo oferece diversos atributos para dinamizar a vida do empreendedor que deseja poupar gastos e manter o seu negócio atualizado com o mercado.

Pensando nisso, listamos alguns benefícios do Pix para empresas. Continue a leitura para conferir!

Primeiramente, vamos relembrar o que é o Pix? 

É mais simples do que você imagina! De forma resumida, o Pix ou pagamento instantâneo do Banco Central, é uma nova opção de pagamento — assim como cartões de débito ou boletos. A grande novidade é que, com o Pix, a experiência de transferir dinheiro será mais rápida, prática e disponível

Com a solução de pagamentos instantâneos, será possível realizar transferências em questão de segundos, com disponibilidade ininterrupta, direto pelo celular. Ou seja, o serviço estará disponível para uso em qualquer horário e nos 365 dias ano, diferentemente dos DOCs e TEDs. 

Conheça as principais vantagens do Pix para empresas

Mais agilidade nas vendas

Se você busca mais agilidade e praticidade nas transações financeiras do seu negócio, com certeza o Pix poderá te ajudar. 

Como já mencionamos, com essa inovação será possível receber valores instantaneamente, direto na conta. Usando o Pix, os recebedores terão:

  • disponibilização imediata do valor transferido;  
  • redução das etapas no checkout;   
  • conciliação de pagamentos mais simples.

Um detalhe interessante é que, coincidentemente, o sistema de pagamento instantâneo será lançado às vésperas da famosa Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro. Este período, conhecido por turbinar o número de vendas, pode ser um momento oportuno para quem souber trabalhar com esse novo meio de pagamento. 

Redução de custo para o varejista

Para além do imediatismo, o sistema do Pix foi desenhado para garantir economia nas transferências, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Em vista disso, o pagamento instantâneo eliminou a necessidade de intermediários para facilitar a comunicação entre duas contas. Vale destacar que, geralmente, são essas interferências que tornam as transações mais caras. 

Dessa forma, com a redução de custos operacionais para empresas, a novidade surge como uma oportunidade de inclusão para pequenos ou novos negócios e, também, como uma ótima ferramenta para diminuir os custos no varejo.

Mais eficiência no fluxo de caixa

Como você já deve saber, a gestão do fluxo de caixa é essencial para medir a saúde do seu negócio e garantir o lucro.

Assim, com o Pix, ficará mais simples controlar a entrada e saída de capital da sua empresa, uma vez que ele registrará tudo eletronicamente. Esse fator também facilitará a gestão de estoque para e-commerces, por exemplo. 

Além disso, o pagamento instantâneo poderá te ajudar a reduzir a necessidade de crédito, já que o Pix possibilita o acesso ao dinheiro de forma imediata.   

“É um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro.”Roberto Campos Neto — Presidente do Banco Central

Oportunidade para atrair e melhorar a experiência do cliente

O pagamento instantâneo pode ser uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Afinal, para pagar usando o Pix, basta ter uma conta digital conectada ao celular. 

Além disso, o pagamento instantâneo pode dar ao varejista a possiblidade de oferecer descontos aos clientes que optem por essa opção, uma vez que o custo será menor para o recebedor, em vista dos outros meios de pagamento. 

No caso dos e-commerces, a vantagem da redução de etapas no checkout pode, também, agilizar a entrega do produto — um fator importante para fidelizar clientes.

Mais segurança para comprador e vendedor

O Pix não só aumenta a velocidade e diminui o custo das suas vendas, como também preserva a segurança de quem compra e vende usando o recurso. 

Inclusive, o Bacen estabeleceu por meio de um manual de segurança, alguns requisitos indispensáveis para garantir a proteção do sistema.

De forma resumida, as mesmas medidas de segurança (autenticação e criptografia, por exemplo) usadas nos outros meios de pagamento, serão adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via Pix. 

Para mais, o pagamento instantâneo pode ajudar a reduzir a circulação de notas falsas e diminuir as possíveis fraudes, além de evitar incidentes relacionados ao transporte de valores.

Vale destacar que o cadastro das chaves do Pix — que são as formas de identificação da sua conta, já estará disponível desde dia 5 de Outubro. Assim, você estará pronto para enviar e receber pagamentos de forma instantânea já no lançamento, em novembro.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Preencha seu e-mail abaixo, faça parte da nossa lista VIP e receba em primeira mão nossas novidades!

Compartilhe o post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fundado em 1976 o escritório iniciou suas atividades com o esforço e o trabalho sério de seu fundador, juntamente com os colaboradores da época.

Durante todo este tempo o trabalho foi voltado para o bom atendimento e relacionamento com os clientes.

NEWSLETTER

Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta Das 8h às 17h

® Todos os Direitos Reservados - 2018