Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial – CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606

3 pilares para uma gestão financeira eficiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Uma das habilidades dos empreendedores é ser multitarefa mas, muitas vezes, para o sucesso da empresa, a delegação de algumas atividades garante a eficiência e a eficácia.

Terceirizar, em alguns casos, traz economia de tempo e maiores resultados, uma vez que certas operações não são o foco principal da empresa, como por exemplo marketing e algumas atividades administrativas ou comerciais.

Mas, o grande sucesso de uma empresa, principalmente de pequeno e médio porte, é o total domínio da responsabilidade financeira.

Quando você busca a terceirização (mesmo que internamente) delegando para um colaborador ou uma pessoa de confiança e sem a sua participação no processo, passando a não se importar com as análises geradas, isso pode resultar em consequências catastróficas.

Temos vários casos muito bem sucedidos de terceirização e, para inúmeras empresas, esse pode ser o melhor caminho.

A terceirização da área contábil, por exemplo, é um grande sucesso quando conta com profissionais qualificados que, além dos serviços tradicionais de contabilidade, também orientam no controle tributário, trabalhista e obrigações acessórias.

O alerta é quando você depende do terceirizado para orientar e informar qual é a saúde financeira da sua empresa.

Desta forma, destacamos 3 pilares para uma gestão financeira eficiente. Veja abaixo:

Conheça sua empresa como ninguém

Por mais que você contrate um especialista, ninguém conhece as particularidades da sua empresa como você. Talvez você não tenha as técnicas ou estudos aprofundados de análise, mas você precisa ter o domínio do seu negócio.

Você sabe como seu cliente gosta de ser atendido, as melhores formas de pagamentos para o seu segmento, o seu preço ideal, o que o mercado pratica e outras inúmeras outras informações do seu nicho.

Tudo isso levou você ao lugar que está hoje. É evidente que conselhos e opiniões podem ser escutados, analisados, testados, mas o tomador de decisão deve ser você! Você é o responsável e precisa compreender todos os processos e números.

Controle seus números e processos

O controle das informações é peça-chave para o sucesso da empresa. Por isso, empresas de pequeno e médio porte precisam de processos e controle financeiro tão rigorosos quanto grandes empresas, garantindo assim uma administração adequada, evitando fraudes, desvios e principalmente a falta de fluxo de caixa.

Controle diariamente sua entrada e saída de caixa, faça as conciliações corretamente (não existe processo mais eficiente para verificar se está faltando informações) e acompanhe seus resultados nos dashboards disponíveis.

Verifique sempre se os números estão corretos, principalmente se estiverem sido alimentados por um colaborador ou terceiro.

Tome decisões embasado em números

Não existe mais a possibilidade de você estar no século XXI e querer tomar decisões de forma empírica.

Quando se tem, por meio de controles, números da realidade da empresa, suas tomadas de decisões são mais eficazes, estratégicas e inteligentes, uma vez que é possível identificar mais facilmente o resultado financeiro dessas ações, direta ou indiretamente.

Tendo a compreensão dos números financeiros, você consegue de forma mais clara enxergar o que está impactando no lucro.

Análises como margem de contribuição, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, curva ABC de clientes e produtos, indicadores financeiros, formação de preço, tendências de despesas, acompanhamento de metas, são apenas algumas que toda empresa deve monitorar mensalmente.

Por isso, esses três pilares, quando colocados em prática, transformam de forma simples uma gestão baseada no “achismo” em uma gestão altamente estratégica, onde você toma as rédeas do seu negócio, controla seus processos e usa esses números a favor de sua gestão.

Nós, da WG Contabilidade, somos especialistas em Gestão Contábil e podemos te ajudar nesse processo.

Gaste seu tempo com o que realmente importa, tome frente do seu negócio e deixe que o restante cuidamos pra você.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nosso portfólio de serviços.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Preencha seu e-mail abaixo, faça parte da nossa lista VIP e receba em primeira mão nossas novidades!

Compartilhe o post com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fundado em 1976 o escritório iniciou suas atividades com o esforço e o trabalho sério de seu fundador, juntamente com os colaboradores da época.

Durante todo este tempo o trabalho foi voltado para o bom atendimento e relacionamento com os clientes.

NEWSLETTER

Rua Dr. Sales de Oliveira, 809 – Vl. Industrial CEP 13035-270 – Campinas – SP

(19) 3272-9606
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta Das 8h às 17h

® Todos os Direitos Reservados - 2018